DESEJO SEXUAL

Foto ilustrativa: gpointstudio by Getty Images

Não tinha como estrear esse blog com outro assunto que não fosse DESEJO SEXUAL!


Primeiro quero deixar muito claro que aqui não falo somente para mulheres, falo também para homens, casais, independente da orientação sexual.
Por definição o desejo sexual é uma energia instintiva pela busca do prazer sexual, e ela vai depender de gatilhos que vão ser diferentes para cada um.


E aí é que está o detalhe: será diferente não só entre homem e mulher, será diferente entre os homens e entre as mulheres!
Vamos deixar de lado, hoje, as questões hormonais e medicamentosas, que podem atrapalhar o desejo – falamos disso em um outro momento!
Hoje quero dar atenção na influência da rotina e também dos estímulos entre os parceiros para que o desejo sexual seja diariamente alimentado.


A verdade é que, para que a rotina não prejudique a vida sexual, é preciso muito diálogo. É preciso muita conversa e alinhamento no sentido do casal se reencontrar e se reconectar novamente. Afinal, a vida sexual ativa importa e é saudável para um bom relacionamento.
Cansaço, estresse, sobrecarga de trabalho, problemas financeiros, fazem com que o casal não dê prioridade ao sexo, e tenha “preguiça” de transar e acabam caindo no temido marasmo sexual, ou até na ausência total de sexo. E isso tem acontecido cada vez mais cedo!


Mas uma das frases que mais uso, quando falo sobre sexualidade é: Quanto mais sexo se faz, mais se quer fazer!
E é por esse motivo que se blindar e isolar por alguns momentos da rotina, é fundamental. Mesmo que no início você tenha que colocar na sua agenda, o primeiro passo tem que ser dado.
Muitas vezes é muito difícil dar esse primeiro passo, porque a conexão com a parceria já está tão frágil que fica complicado iniciar qualquer tipo de aproximação.


Por isso é importante realizar esse processo de forma consciente. São pequenos cuidados, pequenos gestos no dia a dia que vão alimentando a relação e fazendo com que as coisas voltem ao eixo.
Faça uma análise de tudo que era muito gostoso no início do relacionamento, adapte para a vida atual de vocês e comece a reproduzir cada pequeno gesto que fazia o outro se sentir especial, o que deixava a rotina tão excitante e alegre.


Envolva a parceria ao longo do dia. Estimule o pensamento erótico, por mensagens provocantes, pela imaginação, por uma imagem erótica. O importante é deixar a acomodação sexual de lado!
Uma outra opção é iniciar o dia já com o foco na intimidade. Quando deixamos a transa por último, pode não haver disposição física e mental para curtir da melhor forma.


Vale lembrar que a busca do autocuidado e do perceber-se como pessoa erótica é um passo muito importante. Ter um tempo para cuidar do erotismo individualmente, redescobrir o seu corpo, seus pontos de prazer, redescobrir o seus gatilhos de desejo são fundamentais para a melhora do desejo sexual.
Invista em ter uma vida sexual satisfatória, as recompensas te surpreenderão! E se mesmo assim estiver difícil, a terapia sexual pode ajudar você a resgatar o seu desejo sexual e a melhorar o seu prazer!

Thaís França de Araújo
Ginecologista e Sexóloga
CRM:55890/RQE: 36540/RQE:52052

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

plugins premium WordPress