Não ter prazer no sexo é muito mais comum do que imaginamos e são muitos os motivos que podem lhe impedir de chegar lá.
Primeiro quero deixar claro que embora seja comum, NÃO É NORMAL!
É inclusive considerado uma disfução sexual. Então se você sempre ouviu que é assim mesmo, e que algumas mulheres simplesmente não conseguem, ou que, mulher é diferente de homem nesse ponto: pare agora o que você está fazendo e leia com atenção!
É preciso identificar se você já teve contato com o orgasmo alguma vez, e sabe quais reações seu corpo tem ao chegar nele ( Sim! É bem individual o que você pode sentir, inclusive vontade de chorar!).
Mas como eu sei Dra?! Durante o orgasmo é comum que ocorra um aumento da lubrificação, a respiração e batimentos cardíacos ficam acelerados, ocorrem contrações involuntárias da musculatura da vagina, útero e ânus, isso tudo seguido de um intenso relaxamento.
E como faço para chegar lá mais fácil?! Se toque, conheça seu corpo e saiba como ele reage a cada estímulo. Lembrando que o vibrador é um excelente aliado nesse processo! Masturbação pode ser um bom caminho, seja em um momento solitário ou no meio do sexo.
As causas que podem levar a dificuldade de chegar ao orgasmos podem ser psicológicas ou físicas.
Dentre as causas físicas temos o uso de medicamentos, diabetes, doenças da tireóide, alterações hormonais, uso de álcool e outras drogas.
Já as causas psicológicas, que são as mais comuns, podem ser várias, como repressão, medo, insegurança, falta de sintonia com a parceria, culpa religiosa, traumas, etc.
É muito importante que a mulher esteja à vontade com a parceria e em um ambiente favorável, pois estar tensa no momento do sexo, pode dificultar o relaxamento e consequentemente a chegada ao orgasmo.
Sexo é saúde, e tê-lo como um aliado para lhe trazer bem estar é essencial para uma boa qualidade de vida. Caso você não esteja tendo um sexo prazeroso, alguma coisa está errada e isso merece um tratamento adequado. Procure ajuda especializada, pois a terapia sexual pode ser uma ótima aliada para um sexo prazeroso.
Thaís França de Araújo
Ginecologista e Sexóloga
CRM:55890/RQE: 36540/RQE:52052